sexta-feira, 9 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO


De forma geral, a psicologia da educação funciona como a compreensão da realidade social e cultural da criança, associando a escola à família e a família a sociedade. Onde a partir da orientação de um tutor os caminhos e descaminhos serão mostrados, contudo o desenvolvimento pessoal será um fato inseparável da socialização. Com isso, a associação de vários micros sistemas forma uma unidade de aprendizagem, que embora complexo, assume um papel peculiar na aprendizagem. A própria reestruturação no modelo familiar, como por exemplo, as monoparentais, como representação natural familiar no ambiente contemporâneo, simultaneamente com as outras formas de micro sistemas tecnológicas que revolucionam a educação.

A família também é de extrema importância, pois o processo de aprendizagem não se desenvolve apenas no contexto formal das escolas elas representam o micro sistema que melhor auxiliam no processo de aprendizagem. Dessa forma os autores advertem que a escola não pode esquecer o trajeto que cada criança percorreu e continua percorrendo na sua família.

A escola também tem que estar interagindo com as transformações que acontece no meio tecnológico, suas estruturas e linguagens, pois a comunicação de massa modela e reformula a cultura constrói e desconstroi ideologias. Fazendo assim dos alunos usuários críticos dessa tecnologia. Usando de forma cautelosa a TV, por exemplo, são excelentes metodologias na área de conhecimento do meio natural e social, podendo também utilizar programas menos didáticos para trabalhar questões éticas como valores e atitudes. A TV não irá substituir a importância do professor, ao contrário, ela será uma ferramenta importantíssima na educação, tanto para o lado pragmático da educação, quanto na formação da opinião dos alunos que são também consumidores desse meio de informação tão comum em seu meio.

A educação não pode ser apresentada de forma coletiva e sim individual, e também de acordo com a faixa etária, pois a criança vê a educação e mundo de forma bem diferente que os adultos, assim, a educação dirigidas aos adultos possui um poder libertador e contem formas e objetivas específicos e mais pragmáticas que a infantil. Podemos definir a educação de adultos como educação permanente, pois contem uma finalidade social que responde a dois princípios básicos: a capacidade de mudança e o direito inalienável a educação.

Sabe-se que não existe uma pessoa igual à outra, por isso o principio básico da educação infantil continua para com o adulto, contudo as metodologias mudam-se por completo, sendo interessante a reflexão de Ramires de que “ao se referir as pessoas analfabetas, rejeita que sejam consideradas pessoas com déficit ou com incapacidade... pois o conhecimento adquirido por esse adulto teve uma metodologia diferente, mas a capacidade de aprender é implícita ao indivíduo.”. Sendo cada um com um ritmo próprio e uma dimensão particular.

Estabelece então estudos para a formação intelectual, profissional e social do adulto. Esses três âmbitos apresentam relações e frequentemente mudanças desse processo formativo.

"Visto em conjunto, os âmbitos que configuram a formação de adultos destacam dois aspectos: primeiro esse tipo de educação transcende, hoje em dia, o caráter eminentemente compensatório que comumente lhe é atribuído, uma verdadeira ferramenta para a formação individual e social. Segundo, configura um tipo especifico de prática educativa que a psicologia da educação, desde a tríplice dimensão que a caracteriza e em uma aproximação multidisciplinar, deverá abordar de maneira muito mais decidida nos próximos anos." SALVADOR, César Coll. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 197, 198.


A importância da Psicologia no processo educacional é tão evidente quanto polêmica. Não é sem razão que, em dado momento histórico, apenas esta ou aquela abordagem, de acordo com o prestígio alcançado, constitui preferência – às vezes verdadeiro modismo – entre os educadores e/ou órgãos oficiais que patrocinam o modelo de educação a ser adotado. O fato é que a formulação de cada abordagem, quer pela concepção de homem que contém, quer pelos pressupostos teóricos adotados ou pelos seus desdobramentos práticos, necessariamente implica uma estrutura de política educacional, um conjunto de objetivos específicos na formação acadêmica e um projeto sociocultural típico. As abordagens psicológicas, nessa perspectiva, são muitas, mas nem todas com repercussão significativa no contexto educacional.

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