sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DEVANEIOS DE UMA MENTE VADIA- II


BEHAVIORISMO
O Behaviorismo surgiu com o americano John B. Watson, em um artigo publicado em 1913 que apresenta o título: “Psycology as The Behaviorist Views It”. Em seu estilo claro e legível, Watson discutiu as seguintes idéias: a definição e o objetivo de uma nova psicologia; suas críticas as estruturalismo e ao funcionalismo , as antigas psicologias da consciência; o papel dos equipamentos hereditários e dos hábitos na capacitação dos organismos para se adaptar e se ajustar ao ambiente; a concepção de que as idéias da psicologia aplicada são verdadeiramente científicas porque buscam leis gerais que possam ser usadas para controlar o comportamento; e a importância de manter procedimentos experimentais uniformes, tanto na pesquisa humana como na pesquisa animal.
Os psicólogos que defendiam essa concepção teórica criaram termos como Resposta e Estímulo para se referirem aquilo que o organismo faz e as variáveis ambientais que interagem com o sujeito. O homem então começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente, sendo tomando como produto e produtor dessas interações.
Skiner que sucedeu Watson foi o mais ilustre behaviorista, formulou a concepção de comportamento operante. Para melhor entender esse comportamento devemos compreender o que é o comportamento respondente.
Partindo do principio que o comportamento respondente tem como base a involuntariedade dos estímulos sensoriais, como por exemplo, o reflexo, mas não é só isso que a teoria do comportamento respondente prega para seus idealizadores a uma interação entre sujeito e ambiente, onde o ambiente influencia nos estímulos naturais do ser humano, um bom exemplo seria a vontade de comer durante um determinado horário do dia mesmo que não se tenha fome; ou associação entre sons e imagens; perfume e momento histórico pessoal.
Já o comportamento operante ocorre sem nenhum estimulo esterno observável; a resposta do organismo é aparentemente espontânea- no sentido de não está relacionada com nenhum estímulo observável. Como diz Keller “inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta quer indiretamente”.
Skinner ao fazer experiências com ratos em laboratórios exemplificou quando fez com que o pequeno roedor tivesse um comportamento operante em momento de grande sede. Ele estimulou a necessidade fisiológica do rato propondo um comportamento respondente.
“Este comportamento operante, pode ser representado da seguinte maneira: R->S, em que R é a resposta do estimulo do comportamento e S é o estimulo forçado.
Outros conceitos do Behaviorismo são o Reforçamento, que é definido como toda a conseqüência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência a esta resposta. Podendo o mesmo ser positivo ou negativo. Skinner ao se apoderar do próprio comportamento operante desenvolve a positividade ou a negatividade, quando ele é recompensado ou punido por causa do estimulo destes comportamentos. Pode-se ter outro exemplo de comportamento é a extinção que “é o procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. A punição também é outro procedimento importante do comportamento que envolve a conseqüência inesperada de uma resposta. Eles também formularam a noção de controle de estímulos que é quando estamos condicionados ao ambiente e seguimos regras quase imperceptíveis e feitas naturalmente, um bom exemplo é quando um motorista acelera ou freia um carro de acordo com o sinal de transito. “diz-se também que se desenvolveu uma discriminação de estímulos quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre um certo grau de extinção na presença do outro, por exemplo, os diversos tipos de comportamento em diferentes ambientes festivos”. Na generalização de estímulos um estímulos adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente.
Hoje os conceitos formulados pelos behavioristas são basicamente aplicados na educação, embora seja utilizada em muitas outras áreas, servindo também como um processo de auto-ajuda, ensinando-nos a nos compreender e modificar comportamento.

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