sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

POR QUE A GUERRA FRIA EMERGIU? segundo Hobsbawm.



A competição pela liderança econômica do mundo foi muito serrada entre Estados Unidos um país capitalista e União Soviética um país socialista. Ambos queriam a manutenção e a expansão de áreas de influência de seus interesses.
Essa competição teve início na Segunda Guerra Mundial, em 1945, os Estados Unidos consolidaram sua oposição de superpotência capitalista, e a União Soviética, que tinha implantado o socialismo em 1917, surgia como nação forte e respeitada por todas as demais. No pós-guerra intensificaram-se as disputas entre Estados Unidos capitalista e Unido Soviética socialista pela liderança do mundo. Cada uma das superpotências procurou consolidar sua liderança sobre outros países e ampliar sua área de influência.
De um lado a potência socialista conseguem  influenciar muitos países do leste europeu que deixam de ser capitalistas e se tomaram socialistas como a  Iugoslávia  que tomou-se socialista em 1945; a Albânia e a Bulgária, em 1946;a Polônia e a Romênia, em 1947; a Checoslováquia, em 1948;a Hungria, em 1949;a República Democrática Alemã Oriental, em 1949. Também na Ásia, alguns países optaram pelo socialismo: o Vietnã do Norte, em 1945; a Coréia do Norte, em 1948; a China, em 1949; o Tibet, em 1950, como província da China e, depois, em 1953, independente.
Outros países optaram pelo socialismo nos anos 60, 70 e 80. Por outro lado os Estados Unidos com receio do avanço do socialismo sobre os países da Europa ocidental que estava destruída devido à guerra e temendo perdê-los de sua área de influência, elaboraram um plano de ajuda econômica para que esses países pudessem recuperar sua economia. Os países europeus que mais receberam ajudam dos Estados foram: Reino Unido, França, Alemanha e Itália.
A partir de 1945 após o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, os Estados Unidos também prestou ajuda militar e economicamente ao Japão, Aplicando vultosas somas de dinheiro para recuperar a economia japonesa e, assim, assegurar seu apoio.
Essa disputa pela superioridade internacional entre os Estados Unidos e a União Soviética, logo após a Segunda Guerra Mundial, gerou a Guerra Fria.
A Guerra Fria foi uma disputa não declarada. Cada uma das nações procurava ampliar suas áreas de influência sobre o mundo, Foi também uma disputa ideológica, isto é, em que se defrontavam os dois tipos de organização econômica, política e social: o capitalismo e o socialismo.
Essa guerra fria gerou durante anos muitos acordos, tratados e apoio estabelecendo um clima de competição, entre as duas superpotências. Estas que se rivalizaram em poder militar e econômico, procurando ultrapassar um ao outro. Os Estados Unidos combatiam o avanço do socialismo. A União Soviética procurava dificultar a expansão americana na formação de áreas de influências, além de difundir o socialismo.
Posteriormente, as superpotências passaram a dispor da bomba de hidrogênio. Sabiam que numa guerra nuclear não haveria vencidos nem vencedores. Essa realidade criou um novo equilíbrio, o equilíbrio de terror.
Em 1956 os Estados Unidos reconheceram as áreas de influência da União Soviética, fato que marcou o declínio da Guerra Fria. Contudo, não terminaram as disputas entre as duas superpotências.
Tanto a OTAN tratado criado pelos capitalistas, quanto o Pacto de Varsóvia criado pelos socialistas constituíram, alianças militares que se opuseram. Esses tratados são resultados da disputa entre as duas superpotências e seus aliados pela preservação de seus interesses no mundo. O mundo pós-guerra formou um sistema de dependência nas quais as duas superpotências tornaram-se os países centrais.
E muitas disputas ocorrem entre essas duas potências ao longo dos anos. Porém a União Soviética começa a perder campo, primeiramente em 1991 e dissolvido o Pacto de Varsóvia e em 21 de dezembro de 1991, a URSS deixou formalmente de existir. Onze das doze repúblicas que permaneceram concordaram em criar a chamada Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Gorbatchov renunciou em 25 de dezembro e no dia seguinte o Parlamento soviético proclamou a dissolução da URSS. No momento os Estados Unidos lidera a economia Mundial predominando assim o sistema capitalista neoliberal, que por causa da grande crise no sistema capitalista de 2008 entrou em cheque tal sistema financeiro. Contudo, por causa da grande doutrinação do sistema de mercado a esperança em erguer tal doutrina é mais esperançoso do que uma proposta de mudança.
O constante confronto das duas superpotências que emergiram da segunda guerra na chamada Guerra Fria, formou o mais longo desentendimento político do século XX, foi uma guerra bem peculiar, onde o que contava era mais a vontade de lutar do que a luta propriamente dita. Contudo sempre existia o perigo da terceira guerra mundial, principalmente pela indecisão de paises que não queriam tomar partido. “Os dois lados viram-se assim comprometidos com uma insana corrida armamentista para a mútua destruição, e com o tipo de generais e intelectuais nucleares cuja profissão exigia que não percebessem essa insanidade.”
Concluindo, embora a União Soviética tenha saído fortalecida da segunda grande guerra os EUA articulou de forma violenta essa situação. Ambos os países transformaram essa rivalidade em um problema ideológico mundial. Porém a grande questão: porque a guerra fria emergiu? Não será fácil respondê-la de forma sucinta, pois as grandes vozes regentes desse embate levava em consideração mais o orgulho nacionalista do que o bem comum, ambos lutaram com afinco para estabelecer o seu sistema de governo, sendo assim, o grande problema da emersão da guerra fria foi o orgulho ferido, mesmo que tal acontecimento tenha se situado no apogeu da 'Era de Ouro'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário