sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O QUE É APRENDER?

Sempre nos perguntamos sobre a importância do processo de aprendizagem. Como deve ser a relação entre professor e aluno e onde deve ser o melhor local para esse processo? Primordialmente devemos delimitar a definição de aprendizagem para compreender cabalmente as dúvidas do professor e também dos alunos acerca da produção do conhecimento.

Segundo Abbagnano em seu clássico Dicionário de Filosofia a aprendizagem pura e simples é a aquizição de conhecimento de uma tecnica qualquer, simbólica, emotiva ou de comportamento, ou seja, mudança nas respostas de um organismo ao ambiente. Poetizando um pouco mais, gosto dos argumentos de um filósofo norte americano que afirma que aprender não é responder as perguntas e sim questionar as respostas. Quando pensamos em processo de ensino e aprendizagem pensamos absolutamente em uma escola tradicional, com salas de aulas, quadro e giz, professor, tarefas, deveres, provas, aprovações, reprovaçoes, discursos e consciencia moral e social, mas esse é apenas um dos inúmeros ambientes em que a aprendizagem é desenvolvida.

Uma das maiores dificuldades que possuem os professores é tentar fazer com que os alunos aprendam pelo prazer de aprender, mas de onde vem essa resistência? Como conscientizar os alunos do benefício em que o novo pode trazer na vida de cada um? Aprendemos o tempo todo, mas não damos a esses conhecimentos as devidas valorizações. Vemos a escola como o templo do saber e ao professor como um sacerdote portador da verdade, contudo, essa forma limitada de informações transforma o aluno portador da realidade de seu próprio mundo em apenas um repetidor de ideias e mais um que aprendeu a resolver exercícios. O professor que deveria ser um provocador de ideias, torna-se apenas um transmissor de conteúdos.

Mas em uma coisa todos concordamos, nunca encontraremos a formula mágica desse processo- ensino aprendizage- pois, as coisas mudam com o tempo, inclusive nossa visão de mundo e de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário