segunda-feira, 30 de maio de 2011

BULLYING, Mentes Perigosas nas Escolas.


BULLYING “MENTES PERIGOSAS NAS ESCOLAS”
Segundo Ana Beatriz Barboza Silva, o bullying é um conceito novo, embora exista ,desde que o mundo é mundo, uma perseguição contra os mais fracos ou diferentes. Sempre de uma forma naturalmente covarde. No Brasil ainda é pouco conhecida, possuindo ainda o conceito um vocábulo inglês, mas a observação e divulgação destes acontecimentos tem sido crescente, principalmente através dos meios de comunicação.
De acordo com o dicionário inglês bully significa indivíduo valentão, tirano, mandão, brigão. Já o termo bullying corresponde a um conjunto de violência seja física ou psicológica de caráter intencional e repetitivo (perseguição) praticado por bully (agressor) contra uma ou mais vítimas que se encontram impossibilitadas de se defender.
Essa relação de poder (intimidação, prepotência ou abuso de poder) entre estudantes, são algumas estratégias praticadas pelos agressores de bullying. Seu objetivo é dominar e controlar suas vítimas. Seja através de força física ou através de palavras, havendo casos em que o individuo não percebe que esta agredindo o outro.
Embora o tema bullying faça parte do mundo estudantil, vítimas e agressores podem ser encontrados em todos os segmentos da sociedade, com chefes e colegas tiranos, o ambiente profissional se torna insuportável. Sendo que alguns funcionários chegam a “surtar” com as perseguições no ambiente de trabalho, Comportando-se de forma extremamente violenta em casos extremos ou se isolando a procura de refúgio na solidão.
As formas mais comum de bullying podem ser: verbais- insultar, colocar apelidos pejorativos, fazer gozações e etc.; Físico e/ou material- bater ou roubar objetos; psicológico ou moral –irritar, excluir, isolar, perseguir, difamar; Sexual: abusar, violentar, assediar; Virtual- celular ou internet.
Conseqüentemente o bullying acarreta problemas psíquicos em suas vítimas como, por exemplo, Sintomas psicossomáticos: as vitimas nesse caso começam a apresentar sintomas físicos como, por exemplo, dor de cabeça, dificuldade de concentração, taquicardia, calafrios e outros; Transtorno do Pânico: a vítima é tomada por uma sensação enorme de medo e ansiedade, e essa sensação dura em média de 20 a 40 minutos; Fobia Escolar: caracteriza-se pelo medo excessivo do ambiente escolar; Fobia Social: essa timidez patológica caracteriza-se pelo medo de se tornar o centro das atenções, podendo apresentar gagueira ou ter verdadeiros brancos ao tentar se comunicar; Transtornos de Ansiedade Generalizada: sensação de medo e ansiedade intensa que não “larga do pé”. A pessoa se preocupa com tudo que acontece ao seu redor; Depressão: trata-se de uma doença que afeta o humor, os pensamentos, a saúde e o comportamento. Anorexia e bulimia: esses transtornos alimentares são considerados epidemias em nossa sociedade ocidental e acometem 90% dos casos em mulheres, sobretudo adolescentes e adultos jovens. A anorexia se caracteriza pelo terror descabido de engordar, onde comer se torna insuportável e a bulimia é a ingestão compulsiva exagerada de alimentos geralmente muito calóricos, seguida de um enorme sentimento de culpa. Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): popularmente conhecida como manias, o TOC se caracteriza por pensamento sempre de natureza ruim e obsessiva, como medo de doença e a obsessão por rituais diários como organizar tudo sempre da mesma forma e de forma simétricos. Também faz parte desses problemas psíquicos causados pelo Bullying o TEPT, ou seja, o Transtorno do Estresse Pós traumático e casos menos freqüentes como esquizofrenia, suicídio e homicídio.
Agora que conhecemos suas causas e seus efeitos, vamos agora conhecer os atores dessa tragédia escolar:
As Vítimas: geralmente são crianças anti-sociais, ou seja, tímidas e reservadas e não revidam as provocações e agressões. Geralmente são menores que seus agressores ou apresentam alguma característica que as diferenciam das demais como, por exemplo: gordinhos ou magras demais, altas ou baixas demais; usam óculos ou são deficientes físicos.
Alem das vítimas tradicionais, algumas podem ser também vítimas provocadoras ou vítimas provocadoras. A vítima provocadora é aquela onde a criança insufla contra si a reação agressiva de seus colegas. Vítima Agressora é aquela em que o aluno vítima de bullying se sente no direito de oprimir outros colegas mais fracos, eles fazem isso como forma de compensação das agressões sofridas.
Podemos dividir os expectadores em três grupos: Passivos, eles não concordam com as atitudes, mas por medo de se tornarem as próximas vítimas esses expectadores ficam de mãos atadas contra os agressores; Expectadores Ativos: esses alunos embora não participem ativamente das agressões dão apoio moral aos agressores com risadas e palavras de incentivos; Expectadores Neutros: esses expectadores por motivo de estarem inseridos em ambientes violentos não demonstram nenhuma sensibilidade para com as vítimas, são acometidos por uma “anestesia emocional”.
Para se conhecer os atores dessa história pais, professores e os demais profissionais da educação devem estar atentos ao comportamento dos alunos, tentando identificar cada papel desse drama escolar. As vitimas na hora do recreio encontram-se freqüentemente isolados ou perto de algum adulto, em sala de aula evitam fazer perguntas para não serem “zoados”, possuem faltas excessivas, são geralmente tristes, gradativamente desinteressam pelas atividades escolares e ocasionalmente apresentam contusões. Em casa as vítimas se queixam de dores de cabeça, tontura, vômito, perda de apetite, tem mudança de humor, não tem amigos, gastam mais que o habitual na cantina, começam a inventar desculpas para faltar às aulas, começam a se tornar descuidados com tudo que possa estar relacionados com assuntos escolares.
Os Agressores: com suas brincadeiras de mau gosto, provocam gozações, risos provocativos, colocam apelidos, insultam, constrange sempre se envolvem de forma direta ou velada, pegam materiais e dinheiro. Em Casa tem atitude hostil, desafiadora e agressiva, mostram-se geralmente hábeis em manipular as pessoas, aparecem com objetos que não possuíam ou com dinheiro extra. Em alguns casos os agressores se comportam como se nada estivesse acontecendo, indo dessa forma de encontro contra todas as reclamações da escola. geralmente possuem transtorno de personalidade com traço de desrespeito e maus tratos, podem ser de ambos os sexos, agindo individualmente ou em grupos. Esses agressores apresentam desde sedo aversão a normas e se envolvem em pequenos delitos. Com essas características de comportamento essas crianças se envolvem em maus tratos contra irmãos coleguinhas, empregados e animais de estimação.
Os Expectadores geralmente não possuem um comportamento que chame muita atenção, mantendo-se calados do que acontece na escola. Quando se faz perguntas sobre o ocorrido inventam outros assuntos para se discutir. são aqueles alunos que presenciam as agressões, mas não tomam nenhuma atitude para mudar esse quadro de covardia. Eles não se juntam aos agressores nem saem em defesa das vítimas.
Ciberbullying: nos tempos modernos a internet, essa ferramenta tão útil na proliferação de informações saudáveis, contendo centenas de livros, novas pesquisas e tantos outros conteúdos, também serve como ferramenta para incentivar o bullying. Os agressores fazem a distância o que se inicia em sala na escola usando a internet. Os praticantes de Ciberbullying se utilizam de todas as possibilidades como e-mails, blogs, fotoblogs, MSN, Orkut, You Tube, Skype, Twitter, Faceboock, MySpace, fotoshop, torpedos e etc. Os agressores criam perfis falsos para incomodar suas vítimas com comentários racistas, preconceituoso, que vem acompanhadas de imagens e fotos.
A melhor forma de combater o bullying é prestar atenção no comportamento dos alunos. Melhorar a educação familiar e acabar com a transmissão da responsabilidade da educação moral as escolas, cada membro da sociedade deve cumprir sua parcela de responsabilidade. E as leis que defendem os interesses das crianças e adolescentes deve sair do papel, pois as vezes juízes que cuidam (destes assuntos) transmitem as escola uma responsabilidade além dos cabidos a ela.
A divulgação e compartilhamento entre países sobre este assunto, haja vista termos sempre reportagem de outros países delatando estes acontecimentos, principalmente em meios televisivos, fazendo com que a sociedade como todo tenha acesso ao que ocorre mundialmente, nos ajuda a procurar meio de lidar com essa situação. A Educação tem caminhado de forma favorável sobre este tema, as discussões tem se ampliado, isso ajuda a enxergar melhor o problema, que não é novo, mas recentemente diagnosticado.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

NOSTALGIA















NOSTALGIA
Tenho saudade do teu sorriso,
Que me dizia como o mundo é belo,
A nostalgia sacode o peito,
E visualizo seu rosto terno.

Tenho saudade do teu bom dia,
De tuas palavras dias ao vento,
O jeito meigo de tuas melodias
Que mesmo ao longe trazia alento.

As flores nascem, crescem e morrem,
Como um segundo que começa e termina,
A estrutura que em mim percorre
De repente se tornou em ruínas.

São lembranças, são saudades,
São pequenos fragmentos na eternidade,
São memórias inesquecíveis,
São vitorias e derrotas que não morrem,
São solitários pequenos versos,
São suspiros inconscientes de saudades,
São anos e anos esquecidos,
São pequenos momentos relembrados.

19 de janeiro de 2002.

terça-feira, 24 de maio de 2011

CINZAS DE MNHA ALMA

CINZAS DE MINHA ALMA
Ontem passei por um homem,
Pelo menos se pareciam com um.
Olhos vidrados em sua tristeza,
Cabelos embaraçados e barba pra fazer.
Estava com uma roupa pesada,
Creio que era para enfraquecer o frio
Que entrava sem ser convidado.
Olhava as pessoas atentamente,
E por uma fração de segundos
Esboçou um meio sorriso,
Depois a tristeza tomou conta
De seu semblante.
Perguntei-me: o que o homem estava pensando?
Talvez a nostalgia de doces tempos.
Ou lembranças de um coração partido.
Mas por qual motivo o destino priva as
Pessoas da liberdade natural da felicidade
Enclausurando as mesmas em prisões sem muros?
O que eu via naquela calçada de olhos tristes e cansado
Não era um homem, era um espectro
 De alguma coisa que se assemelhava com um.
Pessoas transitavam lentamente como a fina chuva que caia.
O homem continuou ali parado com a cabeça encostada ao peito.
As gotas de chuva dançavam com as lagrimas.
Um velho negro chorando na calçada
Parece a personificação de musicas triste
Entoados por escravos em seus cárceres.
Mas ele continuava ali
Mumificado em sua própria plangência.
Talvez tentando uma purificação em meio a chuva que caia.
Um negro sem memória.
Uma historia de um alguém que nunca existiu,
E como um fantasma
Que estava presente
Sem saber de onde vem ou pra onde vai,
Com as mãos no bolso,
Fronte na chuva,
Olhos plangentes e
Face caída,
Partiu.
 Como se nunca tivesse existido.

30 de setembro de 2002.